Faculdade Murialdo

Quero me inscrever
1.640 horas aulas
Noturno
2 anos
Caxias do Sul (Unidade Sede)


Portaria

Autorização - PORTARIA N° 490, DE 24 de outubro de 2019.

O acadêmico do curso de formação de professores de Psicologia deve compreender a docência como ação educativa e como processo pedagógico intencional e metódico, envolvendo conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos, conceitos, princípios e objetivos da formação, que se desenvolvem na construção e apropriação dos valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento inerentes à sólida formação científica e cultural do ensinar/aprender. Também deverá estar atento à importância da socialização e construção de conhecimentos e sua inovação, em diálogo constante entre diferentes visões de mundo; por isso, esse futuro profissional deverá trabalhar com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se na interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.

  • Grade Curricular
  • Áreas de Atuação
  • Perfil do Egresso
  • Corpo Docente
  • Programa de Bolsas
  • Falar com o Coordenador
  • Imprimir Grade Curricular
    1° Semestre
    Componente Curricular Crédito Carga Horária Presencial Carga Horária Ensino Investigativo Total Orientações Curriculares
    Fundamentos Filosóficos e Históricos da Educação 4 72h Formação Geral
    Necessidades Especiais e Educação Inclusiva 4 72h Docência
    Organização do Trabalho Pedagógico 4 72h Docência
    Política e Legislação Educacional 4 72h Formação Geral e Profissional
    Psicologia da Educação 4 72h Formação Específica
    2° Semestre
    Componente Curricular Crédito Carga Horária Presencial Carga Horária Ensino Investigativo Total Orientações Curriculares
    Avaliação Educacional e da Aprendizagem Escolar 4 72h Docência
    Processos Investigativos em Educação I 4 72h Formação Geral
    Estágio Curricular Supervisionado I 6 108h Formação Específica
    Educação de Jovens e Adultos 4 72h Docência
    Libras 2 36h Formação Profissional
    3° Semestre
    Componente Curricular Crédito Carga Horária Presencial Carga Horária Ensino Investigativo Total Orientações Curriculares
    Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação I 4 72h Formação Específica
    Princípios de Métodos da Orientação e Gestão Escolar 4 72h Formação Específica
    Processos Investigativos em Educação II 4 72h Formação Geral
    Trabalho de Conclusão de Curso I 4 72h Formação Específica
    Estágio Curricular Supervisionado II 6 108h Formação Específica
    4° Semestre
    Componente Curricular Crédito Carga Horária Presencial Carga Horária Ensino Investigativo Total Orientações Curriculares
    Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação II 4 72h Formação Específica
    Trabalho de Conclusão de Curso II 6 108h Formação Específica
    Estágio Curricular Supervisionado III 6 108h Formação Específica

    Atividades Complementares do Curso de Administração - Carga Horária: 200

    As disciplinas eletivas contemplam o programa escolhido pelo acadêmico para o seu curso proporcionando-lhe uma maior profundidade na abordagem de assuntos específicos ou fornecendo um conjunto abrangente de temas do seu maior interesse. Em cada semestre o aluno será orientado pelo coordenador de curso, no ato da matrícula.

  • Área de Atuação


    O perfil profissionalizante concentra-se nos diferentes espaços pedagógicos, interligados aos contextos sociais e de atuação profissional, no ensino, na gestão e organização dos processos educativos e instituições de educação básica.

  • Perfil do Egresso


    Os alicerces da formação do Curso de Formação de Professores de Psicologia da Faculdade Murialdo são conceitos com bases científicas, críticas, reflexivas e que integrem a teoria e a prática psicológica e pedagógica. A partir desta base, o egresso deverá possuir tantos conhecimentos pluralistas e generalistas das áreas da Psicologia e da Educação, com especificidades referentes à formação docente. Noções conceituais interdisciplinares deverão fazer parte de seu conhecimento abrangente e integrado.

     

    A atuação na docência, em uma perspectiva crítico-reflexiva exige matrizes epistemológicas multirreferenciais que deem suporte à Formação de Professores, em teias complexas de noções, princípios e conceitos fundamentais para articular as unidades de significação para a teoria e prática pedagógica, voltadas à Educação Escolar e à Educação Social, considerando a sociedade como uma instância fundamental, porém não estática e exclusiva, ao relevar-se a formação humana, por meio da produção do conhecimento emancipatório. Os conhecimentos acerca do desenvolvimento humano, a própria educação de professores e as metodologias de ensino-aprendizagem, tanto para a educação escolar, quanto para a educação social, devem dar suporte às intervenções desse professor de Psicologia, permitindo-lhe a percepção da importância de sua práxis, como compromisso com a sociedade.

  • Corpo Docente


    Nome Titulação Tempo de Casa Regime de Trabalho
    Janaína Boniatti Bolson Doutora Ver lattes Horista Ver Currículo Lattes
    Juliana Rossa Doutora Ver lattes Parcial Ver Currículo Lattes
    Nureive Goularte Bissaco Mestra Ver lattes Integral Ver Currículo Lattes
    Sandra Mariz Negrini Mestra Mestre Horista Ver Currículo Lattes
    Ulisses Bisinella Mestre Ver lattes Integral Ver Currículo Lattes
    Vivian Krindges Especialista Ver lattes Horista Ver Currículo Lattes
  • Falar com o Coordenador