Faculdade Murialdo

A Faculdade Murialdo (FAMUR) disponibiliza para a comunidade regional, o Centro Veterinário Murialdo (CVM) com serviços de atendimento de animais domésticos e silvestres. Com mais de mil metros quadrados, o CVM está localizado junto à Fazenda Escola Murialdo, que possui 48 hectares disponíveis aos estudantes para o cuidado e manejo de animais. O complexo é o primeiro estabelecimento completo de saúde animal ligado a uma Instituição de Ensino Superior da Região, que também se torna um laboratório de ensino e aprendizagem aos estudantes do curso de Medicina Veterinária da FAMUR.

 

 

O Centro Veterinário Murialdo oferece serviços de atendimento clínico; exames laboratoriais; exames de imagem; cirurgias; internação; exames reprodutivos; patologia; e consultorias técnicas.

 

Os serviços serão ofertados em duas modalidades: particular e acadêmica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h e, aos sábados, das 8h às 12h. Agendamentos pelo telefone (54) 3535.7358.

 

ESTRUTURA DO COMPLEXO DE SAÚDE ANIMAL:

 

Unidade Hospitalar de Pequenos Animais: Possui capacidade para atender a internação de 25 animais entre cães, gatos e silvestres. Conta com recepção, sala de espera, consultórios, sala de emergência, salas de pré e pós-operatório, bloco cirúrgico, farmácia interna, sala de nutrição animal, laboratório de patologia clínica, diagnóstico por imagem, isolamento para animais com doenças infectocontagiosas, setores de limpeza, esterilização e estoque de materiais. Também conta com estrutura para plantonista com quarto, banheiro e cozinha.

 

Unidade Hospitalar de Grandes Animais: O local possui sala de anestesia, sala de cirurgia, salão de atendimento para equinos com tronco de contenção, baias para internação e piquetes para equinos, laboratório de reprodução animal, mangueiras, tronco de contenção com balança digital e descarregador para bovinos.

 

Além disso, o CVM tem uma infraestrutura de apoio ligada à Faculdade Murialdo como laboratórios de patologia animal, de histologia e embriologia, de microbiologia e parasitologia, de nutrição e bromatologia.

 

FAZENDA ESCOLA MURIALDO:

 

É dividida em dois setores (Setor 1 e Setor 2), composta por uma sede administrativa e áreas de convivência, bem como laboratórios para aulas práticas e alojamentos. Dentre as dependências, conta com unidades de bovinocultura de leite e de corte, equideocultura, avicultura, piscicultura, ovinocultura e suinocultura. Possui ainda unidades de olericultura, forragicultura, fruticultura e pomar didático, laboratório de ecologia funcional aplicada. Além disso, há uma área de preservação permanente que liga ambos os setores. As instalações atendem as demandas de todos cursos de Graduação e Pós-graduação da Faculdade Murialdo, bem como atividades de Pesquisa e Extensão Acadêmica. 

 

 

DIFERENCIAIS

 

- O Centro Veterinário Murialdo foi planejado e estruturado de forma que os estudantes possam acompanhar as aulas e procedimentos realizados no local;

 

- A Instituição conta com médicos veterinários e zootecnistas especializados em diversas áreas, capacitados a dar atendimento de qualidade a todos os animais;

 

-  O local ofertará programas de capacitação, extensão, atualização e pós-graduação para acadêmicos e profissionais interessados;

 

-  O complexo possibilita a inserção do futuro Médico Veterinário nas atividades de inter-relação entre o meio ambiente, o animal e o homem fortalecendo a saúde única.

 

- Este complexo está situado na FAMUR - unidade Ana Rech proporcionando um ambiente de fácil acesso e de convivência agradável em meio à natureza.

 

Todos os serviços oferecidos pelo Centro Veterinário Murialdo seguem as resoluções do Código de Ética dos Conselhos Regionais e  Federais de Medicina Veterinária CRMV e CFMV).

 

Acesse as redes sociais do CVM:

Facebook      Instagram

 

Veja onde o CVM fica localizado: