Faculdade Murialdo

Com a formação, os facilitadores poderão atuar em atividades pedagógicas, na prevenção de conflitos e na identificação de oportunidades de aplicação dos círculos em suas atividades cotidianas.

 

Entre os dias 26 e 30 de agosto, os professores e funcionários da Faculdade Murialdo (FAMUR) participaram de uma Capacitação com o objetivo de formar facilitadores de Círculos de Construção de Paz Não-Conflitivos, tais como Círculos de Diálogo (Sensibilização), de Fortalecimento de Vínculos Familiares, de Fortalecimento de Equipes de Trabalho e de Construção de Senso de Comunidade. O curso, que teve uma carga horária de 20 horas, foi ministrado pela professora Katiane Boschetti da Silveira.

 

Por meio da instrumentalização e disponibilização de ferramentas metodológicas, os facilitadores poderão atuar em atividades pedagógicas, na prevenção de conflitos e na identificação de oportunidades de aplicação dos círculos em suas atividades cotidianas. A formação também serviu como base introdutória para futura formação com atuação em situações conflitivas.

 

Esta formação vem ao encontro dos princípios e valores da instituição e, segundo a professora Katiane, a FAMUR é a primeira Instituição de Ensino Superior do estado que proporciona a formação de docentes e funcionários na Metodologia de Círculos de Construção de Paz. Ela ainda destaca que a formação tem como principal propósito oportunizar a equipe de docente e funcionários para conhecerem a metodologia dos Círculos de Construção de Paz, que além de possuírem metodologia restaurativa, podem ser utilizados como ferramenta pedagógica nas aulas. “Este momento foi, também, um investimento no cuidado com os colaboradores que, consequentemente, fortaleceram seus vínculos como equipe. Sou muito grata pela oportunidade da convivência e aprendizado, e parabenizo a instituição pela iniciativa que é pioneira no estado”.

 

Para a funcionária Vera Cavalli foi uma oportunidade de integração entre os funcionários. “Eu gostei muito do curso e tive a oportunidade de conhecer melhor meus colegas e ouvir a canção de cada um e, principalmente, a minha canção interior para ajudar o meu semelhante”. Já para a professora Nadine Brandão do Nascimento a capacitação serviu para refletir. “Curso que facilita o ‘exercício da empatia’, momento intimista, reflexivo e divertido. Cinco dias para se interiorizar, entrar em contato com os outros e para os outros”.

 

Sobre os círculos de Construção de Paz Não-Conflitivos:

Segundo os autores Carolyn Boyes-Watson & Kay Pranis, em publicação feita no ano de 2011, o círculo é um processo estruturado para organizar a comunicação em grupo, a construção de relacionamentos, tomada de decisões e resolução de conflitos de forma eficiente. O processo cria um espaço à parte de nossos modos de estarmos juntos, incorporando e nutrindo uma filosofia de relacionamento e de interconectividade que pode nos guiar em todas as circunstâncias, dentro do círculo e fora dele.

 

Resumo:

O que foi: Capacitação de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz Não-Conflitivos

Data: De 26 a 30 agosto de 2019

Onde: Unidade Sede (Rua Marquês do Herval, 701, Caxias do Sul)

Público: professores e funcionários da Faculdade Murialdo (FAMUR)