Faculdade Murialdo

No dia  27 de agosto, é comemorado o dia do Psicólogo(a) no Brasil. Mas o que estamos comemorando e por quê essa é a data escolhida? Nessa mesma data, no ano de 1962, João Goulart, que era o Presidente da República na época, sancionou a Lei 4.119, que finalmente tornava a psicologia, de direito, uma profissão. Isso só aconteceu graças a mobilização e determinação de diversos profissionais da área na época, que lutaram para que isso se tornasse realidade.

 

A palavra Psicologia deriva do grego “psyche”, que significa mente ou alma e “logos” que significa conhecimento, razão, estudo ou razão. Assim, Psicologia pode ser compreendida como estudo da mente ou ciência da alma, uma de suas definições mais antigas. Ou seja, a psicologia estuda a alma, a mente humana.

 

Durante toda a história da humanidade, o homem buscou compreender questões existenciais e, para tal, a filosofia se ocupou de procurar respostas para quais questionamentos. Mas ainda faltava algo, por mais humanas que fossem as posições da filosofia, elas falavam sobre o homem num coletivo, numa sociedade. Surge então, no século XVI, o termo Psicologia, que buscava uma definição mais aprofundada do que o ser coletivo do homem, buscava compreender o homem indivíduo, suas angústias e inquietações.

 

Parabéns Psicólogos (as) pelo seu dia!

Imprimir