Faculdade Murialdo

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

 

O Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

 

Conforme disposição do art. 5º, §5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se de componente curricular obrigatório, sendo inscrito no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação.

 

O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao Enade.

 

A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como para a expedição do diploma pela IES.

 

Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo Inep, às 12h30min (horário oficial de Brasília) do dia 24 de novembro de 2019, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia e caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente para responder tanto as questões objetivas quanto as discursivas.

 

A prova terá início às 13h30min (horário oficial de Brasília), terá duração de 4 (quatro) horas e não será permitida a entrada no local da prova após esse horário.

 

A participação no Enade 2018 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova.

 

 

Estão habilitados ao Enade 2019 todos os estudantes ingressantes e concluintes das áreas

2019:

 

Grau de Bacharel

- Medicina Veterinária

 

Grau de Tecnólogo

- Tecnologia em Agronegócio