Faculdade Murialdo

A outorga de grau acadêmico é a confirmação de que o aluno formando completou todos os requisitos exigidos pela lei e pelos regulamentos do país para ter acesso ao direito de exercer uma profissão de nível superior. Significa o ato final da missão educacional da instituição em relação a cada um dos seus alunos.


Para participar da colação de grau, o aluno deverá ter cumprido todas as etapas previstas na estrutura curricular do seu curso e estar em conformidade com o Regimento Interno da instituição.


A Faculdade Murialdo (FAMUR) instituiu um Comitê de Formaturas para garantir a legalidade deste ato oficial bem como para organizar, definir as regras dos dois formatos disponíveis de solenidades e estabelecer as datas do calendário de formaturas.

 

Contato: relacionamento@famur.com.br

 

Resolução Colação de Grau

 

Solicitação de Estudo de Colação de Grau

O acadêmico deverá solicitar estudo de colação de grau, preenchendo requerimento na Central de Relacionamento. O resultado será apresentado ao acadêmico após a análise do Coordenador de Curso e da Secretaria Acadêmica.
Quando: Dois semestres antes da previsão de conclusão do curso. Consultar data no calendário acadêmico.

 

Solicitação de Colação de Grau

A solicitação de Colação de Grau deverá ser realizada na Central de Relacionamento, mediante assinatura de requerimento e apresentação dos seguintes documentos:

  • 2 cópias de RG e CPF
  • 2 cópias de Certidão de Nascimento
  • 2 cópias de Certidão de Casamento
  • 1 cópia de Certificado de Reservista
  • Certidão de Quitação com serviço eleitoral (site TSE) http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral

O acadêmico deverá estar em dia com a documentação aprontada no Estudo de Colação de Grau.

Quando: Um semestre antes da previsão de conclusão do curso. Consultar data no calendário acadêmico

 

Reunião Inicial para a Organização da Solenidade

Comparecer à reunião de formandos, conforme calendário de formaturas e convocação encaminhada pelo Comitê de Formaturas da FAMUR.

Neste encontro os formandos conhecerão todos os detalhes das solenidades, receberão instruções sobre as votações para a definição dos homenageados e juramentistas, bem como poderão esclarecer suas dúvidas.

Participação Ativa

Envolver-se nas demais atividades relacionadas a organização das Solenidades Religiosa e de Colação de Grau sempre que solicitado pelo Comitê de Formaturas, tais como: votar nos formulários de escolha dos homenageados e juramentistas; candidatar-se a orador; assumir funções na liturgia da solenidade religiosa.

  • Fundamental manter seus dados cadastrais atualizados.

 

Responsabilidade

Cumprir prazos e comparecer pontualmente aos compromissos marcados pelo Comitê de Formaturas, como: ensaios, entrega de foto oficial e demais materiais solicitados.

 

 

O Comitê de Formatura terá calendário próprio para conduzir os prazos para a realização das solenidades Religiosa e de Colação de Grau. As solicitações de Colação de Grau e a Solicitação de Estudo de Colação de Grau, permanecem também, no Calendário Acadêmico.
 
 

Gabinete

A colação de grau em regime de gabinete é restrita a casos especiais. Sua solicitação deverá ser protocolada, com a apresentação de justificativa sujeita a aprovação. A data e o horário da cerimônia serão definidos pelo Comitê de Formaturas. Participam desta cerimônia: o diretor, coordenação pedagógica e de curso, secretária geral da FAMUR, formando e familiar. A colação de gabinete é realizada em caráter extraoficial e dispensa o uso de vestes talares.

 

Institucional Solene

A cerimônia é realizada semestralmente, em datas estabelecidas no calendário acadêmico.

A organização da solenidade é de responsabilidade do Comitê de Formatura da FAMUR.

Trata-se de uma formatura unificada, ou seja, participam da solenidade todos os formandos aptos a colar grau em seus respectivos cursos de graduação, com o intuito de otimizar os recursos e conferir maior notoriedade na sociedade. 

A celebração religiosa acontece na Paróquia São Leonardo Murialdo e os formandos interessados em participar não precisam utilizar a veste talar (toga) na celebração.

A colação de grau acontece no Teatro Murialdo.

 

Roteiro da Solenidade

1. Início da Solenidade

2. Entrada das Autoridades (composição de mesa) e Formandos

3. Composição da Mesa

4. Execução do Hino Nacional

5. Abertura da Solenidade - Saudação do Diretor

6. Leitura da Ata de Colação de Grau

7. Juramento: Será escolhido um juramentista para cada curso participante da solenidade. A escolha será realizada mediante votação entre os formandos.

8. Chamada individual dos formandos

9. Discurso do Paraninfo

 

Repete-se os itens 8 - 9 para cada curso conforme ordem de precedência. A ordem de precedência para os cursos será definida a partir da ordem de autorização do curso junto ao Ministério da Educação (Agronegócio -  Administração de Empresas - Ciências Contábeis - Medicina Veterinária - Recursos Humanos – Pedagogia – Análise e Desenvolvimento de Sistemas)

 

10. Láurea Acadêmica

11. Assinatura da Ata de Colação de Grau

12. Discurso do Orador

13. Discurso do Diretor

14. Hino Rio-Grandense

15. Comemoração

16. Encerramento da Solenidade