Faculdade Murialdo

A outorga de grau acadêmico é a confirmação de que o aluno formando completou todos os requisitos exigidos pela lei e pelos regulamentos do país para ter acesso ao direito de exercer uma profissão de nível superior. Significa o ato final da missão educacional da instituição em relação a cada um dos seus alunos.


Para participar da colação de grau, o aluno deverá ter cumprido todas as etapas previstas na estrutura curricular do seu curso e estar em conformidade com o Regimento Interno da instituição.


A Faculdade Murialdo (FAMUR) instituiu um Comitê de Formaturas para garantir a legalidade deste ato oficial bem como para organizar, definir as regras dos dois formatos disponíveis de solenidades e estabelecer as datas do calendário de formaturas.

 

Contato: relacionamento@famur.com.br

 

Resolução Colação de Grau

 

Solicitação de Estudo de Colação de Grau

O acadêmico deverá solicitar estudo de colação de grau, preenchendo requerimento na Central de Relacionamento. O resultado será apresentado ao acadêmico após a análise do Coordenador de Curso e da Secretaria Acadêmica.
Quando: Dois semestres antes da previsão de conclusão do curso. Consultar data no calendário acadêmico.

 

Solicitação de Colação de Grau

A solicitação de Colação de Grau deverá ser realizada na Central de Relacionamento, mediante assinatura de requerimento e apresentação dos seguintes documentos:

  • 2 cópias de RG e CPF
  • 2 cópias de Certidão de Nascimento
  • 2 cópias de Certidão de Casamento
  • 1 cópia de Certificado de Reservista
  • Certidão de Quitação com serviço eleitoral (site TSE) http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral

O acadêmico deverá estar em dia com a documentação aprontada no Estudo de Colação de Grau.

Quando: Um semestre antes da previsão de conclusão do curso. Consultar data no calendário acadêmico

 

Reunião Inicial para a Organização da Solenidade

Comparecer à reunião de formandos, conforme calendário de formaturas e convocação encaminhada pelo Comitê de Formaturas da FAMUR.

Neste encontro os formandos conhecerão todos os detalhes das solenidades, receberão instruções sobre as votações para a definição dos homenageados e juramentistas, bem como poderão esclarecer suas dúvidas.

Participação Ativa

Envolver-se nas demais atividades relacionadas a organização das Solenidades Religiosa e de Colação de Grau sempre que solicitado pelo Comitê de Formaturas, tais como: votar nos formulários de escolha dos homenageados e juramentistas; candidatar-se a orador; assumir funções na liturgia da solenidade religiosa.

  • Fundamental manter seus dados cadastrais atualizados.

 

Responsabilidade

Cumprir prazos e comparecer pontualmente aos compromissos marcados pelo Comitê de Formaturas, como: ensaios, entrega de foto oficial e demais materiais solicitados.

 

 

O Comitê de Formatura terá calendário próprio para conduzir os prazos para a realização das solenidades Religiosa e de Colação de Grau. As solicitações de Colação de Grau e a Solicitação de Estudo de Colação de Grau, permanecem também, no Calendário Acadêmico.
 
 

Gabinete
A colação de grau em regime de gabinete é restrita a casos especiais. Sua solicitação deverá ser protocolada, com a apresentação de justificativa sujeita a aprovação. A data e o horário da cerimônia serão definidos pelo Comitê de Formaturas. Participam desta cerimônia: o diretor, coordenação pedagógica e de curso, secretária geral da FAMUR, formando e familiar. A colação de gabinete é realizada em caráter extraoficial e dispensa o uso de vestes talares.

 

Institucional Solene
A cerimônia é realizada semestralmente, em datas estabelecidas no calendário acadêmico.

A organização da solenidade é de responsabilidade do Comitê de Formatura da FAMUR.

Trata-se de uma formatura unificada, ou seja, participam da solenidade todos os formandos aptos a colar grau em seus respectivos cursos de graduação, com o intuito de otimizar os recursos e conferir maior notoriedade na sociedade.  

A celebração religiosa acontece na Paróquia São Leonardo Murialdo e os formandos interessados em participar não precisam utilizar a veste talar (toga) na celebração.

A colação de grau acontece no Teatro Murialdo.

 

Roteiro da Solenidade

  1. Início da Solenidade
  2. Entrada das Autoridades (composição de mesa) e Formandos
  3. Composição da Mesa
  4. Execução do Hino Nacional
  5. Saudação do Diretor
  6. Leitura da Ata de Colação de Grau
  7. Juramento: Será escolhido um juramentista para cada curso participante da solenidade. A escolha será realizada mediante votação entre os formandos.
  8. Chamada individual dos formandos
  9. Discurso do Paraninfo
  10. Láurea Acadêmica: Repete-se os itens 7 – 8 - 9  e 10 para cada curso conforme ordem de precedência. A ordem de precedência para os cursos será definida a partir da ordem de autorização do curso junto ao Ministério da Educação (Agronegócio - Sistemas para Internet – Administração de Empresas - Ciências Contábeis - Medicina Veterinária - Recursos Humanos – Pedagogia)
  11. Discurso do Orador: A Solenidade de Colação de Grau contará com apenas um orador. Todos os formandos poderão candidatar-se. Os interessados em participar, deverão escrever um discurso que descreva a experiência da vida acadêmica, a importância da conclusão do ensino superior, motivando os novos profissionais a encararem os desafios desta nova etapa, além de agradecer o apoio dos pais, familiares, amores e mestres. O discurso em versão impressa e vídeo deverão ser entregues na Central de Relacionamento, em período específico constante no calendário para formaturas. A escolha será realizada pelo Comitê de Formaturas.
  12. Discurso do Diretor
  13. Comemoração
  14. Assinatura da Ata de Colação de Grau
  15. Encerramento da Solenidade

 

Homenageados
Paraninfo
O paraninfo deve ser um professor da Faculdade Murialdo, que será escolhido pelo grupo de formandos. Podendo ser um paraninfo para cada curso ou um paraninfo para vários cursos. Ele ocupa lugar à mesa de autoridades, sendo o responsável pela entrega do canudo à cada formando. O paraninfo profere discurso na cerimônia de colação de grau, referindo-se ao exercício da profissão, dando boas-vindas aos novos profissionais. Tempo do discurso: 3 minutos.

Funcionário
Os formandos poderão homenagear um funcionário da instituição, não podendo ser integrante de equipes terceirizadas. Sendo escolhido, um funcionário por cerimônia de colação de grau.

O convite aos homenageados deve ser realizado com o consentimento e agendamento no Comitê de Formaturas, para que não atrapalhe o andamento das atividades acadêmicas.

 

Convite

A FAMUR disponibiliza modelo institucional de convite. A encomenda deverá ser feita a Central de Relacionamento, respeitando o prazo determinando e mediante entrega de arquivo digital da foto oficial, confirmação da quantidade necessária e pagamento do custo de impressão.